Olá!!!!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Contação de Histórias e Dia do Desafio

       Sendo o mês de maio o mês das mães, a história desse mês é dedicada à elas. “Se as coisas fossem mães” da Sylvia Orthof coloca as mães como objetos diários enfatizando sua importância. Participaram das atividades na Biblioteca os alunos do Pré e Jardim A e B da EMEI Rainha e 1º Ano Da Escola Municipal Dona Leopoldina durante a parte da manhã. E no turno da tarde as atividades foram realizadas com as turmas do 1º ao 5º ano da Escola Estadual.
        Confira abaixo as fotos de mais uma contação no Dia do Desafio e a participação dos professores e alunos na hora de ouvir, brincar, participar e se exercitar.

















segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sugestão de Leitura



O garoto no convés - John Boyne
     Aos catorze anos de idade, o órfão John Jacob Turnstile perambula pelas ruas de Portsmouth, no sul da Inglaterra, cometendo pequenos furtos. Dois dias antes do Natal de 1787, porém, o que tem início como apenas mais uma delinquência resulta numa série de acontecimentos que mudarão sua vida para sempre. Para escapar da prisão, embarca às pressas num navio da marinha inglesa na função de criado do capitão.
     Seu plano é fugir na primeira oportunidade, mas o que o aguarda é uma aventura de proporções épicas, a qual não faltarão conflitos entre os membros da tripulação, tempestades, portos exóticos, ilhas paradisíacas e um motim, que acabaria se tornando o mais famoso na história naval.
     Do mesmo autor de O menino do pijama listrado, O garoto no convés é uma empolgante mistura de romance de formação, aventura marítima e reconstituição histórica. É também um relato das descobertas de um adolescente que parte numa jornada perigosa para fugir de um passado traumático.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Sugestão de Leitura


Feliz por nada - Martha Medeiros
    Geralmente, quando uma pessoa exclama "Estou tão feliz!", é porque engatou um novo amor, conseguiu uma promoção, ganhou uma bolsa de estudos, perdeu os quilos que precisava ou algo do tipo. Há sempre um porquê. Eu costumo torcer para que essa felicidade dure um bom tempo, mas sei que as novidades envelhecem e que não é seguro se sentir feliz apenas por atingimento de metas. Muito melhor é ser feliz por nada. (...)
     Particularmente, gosto de quem tem compromisso com a alegria, que procura relativizar as chatices diárias e se concentrar no que importa pra valer, e assim alivia o seu cotidiano e não atormenta o dos outros. Mas não estando alegre, é possível ser feliz também. (...)
     A vida não é um questionário de Proust. Você não precisa ter que responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria. Que mania de se autoconhecer. Chega de se autoconhecer. Você é o que é, um imperfeito bem-intencionado e que muda de opinião sem a menor culpa.
     Ser feliz por nada talvez seja isso.
Trecho da crônica "Feliz por nada"

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Visita ao Museu

           Em comemoração à 12ª Semana dos Museus, os alunos do CRAS realizaram uma visita ao Museu, onde puderam visualizar as transformações que acontecem ao longo dos anos, e comparar as peças utilizadas antigamente com as atuais.






quinta-feira, 15 de maio de 2014

Contação de Histórias

       Na quarta-feira, dia 14.05.2014, houve contação de histórias para os alunos dos Berçários B1 e B2 da Escola Municipal de Educação Infantil Rainha. Os alunos acompanharam a história "Os Três Porquinhos" que foi contada utilizando o avental, proporcionando maior visualização dos personagens e entendimento do contexto. Após, brincaram e interagiram com os livros infantis disponíveis na Biblioteca.
       Confiram as fotos!!






quarta-feira, 7 de maio de 2014

Atividades CRAS

            Nos turnos da manhã e da tarde do dia 07/05 os alunos do CRAS foram recepcionados com o livro “A cozinha da Maria-Farinha” de José de Castro. Após a contação da primeira história do livro, um aluno recebia o livro e um chapéu e realizava a contação do poema/história seguinte, e assim, seguia até que todos os alunos participavam.

            Após essa atividade, os alunos novamente brincaram com atividades lúdicas.









segunda-feira, 5 de maio de 2014

Livros Novos!!

        A Biblioteca Pública Municipal adquiriu diversos materiais lúdicos como fantoches, máscaras, aventais e livros dos mais variados gêneros: romance, ficção, espírita, auto-ajuda, literatura, infanto-juvenil e infantil, que ja estão disponíveis para empréstimo!!

         Confiram algum títulos e fotos:

 - Jogos Vorazes - Suzanne Collins
- O nome da rosa - Umberto Eco
- O garoto no convés - John Boyne
- Os homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson
- Com o amor não se brinca - Mônica de Castro
- Ame o que é seu - Emily Giffin
- A menina que não sabia ler - John Harding
- Quando ela se foi - Harlan Coben
- O lago da paixão - Barbara Delinsky
- Santuário - Nora Roberts
- O amor é para os fortes - Marcelo Cezar
- Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
- Série Goddess - P. C. Cast






sexta-feira, 2 de maio de 2014

Contação de histórias

     No dia 30.04 houve contação da história "A galinha, a velhinha e os ovos de Páscoa" para as turmas do Pré da EMEI e da Escola Dona Leopoldina e alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual. Após a história, os alunos se divertiram com brincadeiras lúdicas.
    Confiram as fotos!!