Olá!!!!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Sugestões de Leitura



P. S. Eu te amo - Cecelia Ahern
Algumas pessoas esperam a vida inteira para encontrar sua alma gêmea. Esse não é o caso de Holly e Gerry. Eles eram amigos de infância, portanto conseguiam saber o que o outro estava pensando e, até quando brigavam, eles se divertiam. Ninguém conseguiria imaginá-los separados. Até que Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproximava, Holly descobre um pacote de cartas no qual Gerry, gentilmente, escreveu uma carta para cada mês da nova vida dela sem ele. Com ajuda de amigos e da família, Holly consegue rir, chorar e ser mais corajosa do que nunca.




A Maldição do Tigre - Colleen Houck
Kalsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela atração principal: um lindo tigre branco. O que a jovem ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um magoa há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Kelsey embarca em  uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e  mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Instituto Goethe

     O Instituto Goethe é uma instituição especializada na cultura alemã. Sua biblioteca possui vasto acervo de livros, revistas, músicas e filmes. Há obras atualizadas tanto no idioma alemão, como obras em alemão traduzidas para o português.
     A Biblioteca Pública Municipal possui uma parceria com esse Instituto. A cada seis meses são emprestados livros para a Biblioteca, que os deixa disponíveis para a comunidade, e, depois desse prazo, os livros são trocados por novas obras.

      Estão disponíveis para empréstimo 48 livros e 10 revistas relacionadas a língua alemã. Confira:



terça-feira, 21 de maio de 2013

Sugestões de Leitura



12 Semanas para Mudar uma Vida - Augusto Cury
A psiquiatria avançou intensamente, mas nunca as pessoas estiveram tão estressadas, ansiosas, fatigadas, agitadas. A solidão está aumentando. O diálogo está morrendo. Estamos adoecendo coletivamente. Diante disto, é vital a necessidade de um plano de qualidade de vida. Neste livro, você vai encontrar um programa que contém ferramentas psicológicas para ajudar a produzir sabedoria, promover saúde emocional, gerar prazer de viver e superar conflitos sociais.




Um Porto Seguro - Nicholas Sparks
Quando Katie, uma jovem misteriosa, aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes na cidadezinha e se tornando muito próxima de Alex e sua família. No entando, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com segredos do passado. Com o tempo acaba descobrindo que o amor é seu único refúgio.

           Ainda em comemoração à 11ª Semana dos Museus, recebemos a visita da Escola Municipal Dona Leopoldina e da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier! Os alunos puderam visualizar as peças, ouvir histórias a respeito das mesmas, compartilhar com os colegas as peças que ja conheciam e falar um pouco sobre a mesma!
Confiram as fotos!!

Escola Estadual:






Escola Municipal:





quarta-feira, 15 de maio de 2013

Atividades da 11ª Semana dos Museus 2013



Do dia 13/05 a 19/05 acontece a 11ª Semana de Museus e em todo país os mesmos possuem programação variada durante toda a semana.
A Semana de Museus é um dos eventos de grande porte organizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), como instrumento de execução de políticas públicas culturais do Governo Federal voltadas ao setor museal, que acontece anualmente em todo país e tem por objetivo promover a integração dos museus brasileiros a partir do desenvolvimento de atividades.
O tema deste ano é: Museu (memória + criatividade) = mudança social.
O Museu não é formado por objetos antigos que foram depositados ali. Ele pode ser o ponto de partida e inspiração para educadores, empresários, estudantes e novos amigos em busca de conhecimento.
Em Lagoa dos Três Cantos, uma das atividades da 11ª Semana dos Museus foi levar alguns objetos do Museu para algumas empresas do município, com cartazes de divulgação, para que as pessoas olhem para as peças e estimulem a memória  e a curiosidade de ir visitar o Museu Municipal.
Também se usou uma das peças do Museu para dramatizar a contação de história na Biblioteca Pública Municipal para algumas turmas das escolas do município. Dessa forma se mostra na prática a ligação da peça na história e ainda se promove a cultura.
Nesta semana ainda, a Biblioteca e Museu Municipal, além do horário normal, estarão abertos no sábado à tarde para atender uma maior quantidade de público.


















terça-feira, 14 de maio de 2013

Sugestões de Leitura




O Poder do Hábito – Charles Duhigg
Nas últimas duas décadas, neurologistas, psicólogos, sociólogos e publicitários finalmente começaram a entender como os hábitos funcionam – e, o mais importante, como podem ser transformados. Embora isoladamente pareçam ter pouca importância, com o tempo eles têm enorme impacto nas nossas saúde, produtividade, estabilidade financeira e felicidade. Neste livro entendemos como os hábitos certos são cruciais para o sucesso das pessoas e empresas. Transformar hábitos pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.



Orfandades: o destino das ausências – Pe. Fábio de Melo
Um olhar poético sobre as ausências humanas. Com uma narrativa envolvente, o autor nos convida a uma aventura literária que investiga a crueza e os avessos dos sentimentos humanos. Orfandades é um livro que nos fará chorar, pensar e sorrir.





A Montanha e o Rio – Da Chen
No auge da revolução Cultural chinesa, Ding Long, um jovem poderoso general, gera dois filhos. Um deles, legítimo. O outro, nascido de uma jovem camponesa que se atira do alto da montanha poucos momentos depois do parto. Tan cresce em Beijing, cercado de luxo e conforto, enquanto que Shento é criado nas montanhas por um velho curandeiro e sua esposa. A Montanha e o Rio narra a saga desses dois irmãos que trilham caminhos distintos, mas, por acontecimentos do destino, suas vidas se cruzam.



Atado de Ervas – Ana Mariano
Essa obra possui como plano de fundo episódios reais que marcaram o Rio Grande do Sul em meados do século XX. Compõe um mosaico da vida campeira, do galpão de estância à sala de jantar. Podemos entender como se vivia e morria em uma estância de um passado não tão distante, em que os modos de vida e o espírito da época também são protagonistas.





terça-feira, 7 de maio de 2013

         Dia 30 de abril as turmas da Pré-Escola da Escola de Educação Infantil Rainha fizeram uma visita à Biblioteca, durante o turno da tarde. Em comemoração ao Dia do Livro Infantil (18.04) realizaram diversas atividades como pintar o desenho da Emília, manusear livros infantis, assistir ao teatro de fantoches e dançar as músicas do Sítio do Pica Pau Amarelo!
         Vejam as fotos!











Sugestões de Leitura



Sem Deixar Rastros - Harlan Coben
Harlan Coben é um dos autores mais lidos do mundo, tendo vendido mais de 50 milhões de livros!
Myron Bolitar parecia destinado a uma carreira de sucesso na NBA quando uma lesão o tirou das quadras. Depois de 10 anos, o agente esportivo, que atua como detetive nas horas vagas, está de volta para desvendar mais um mistério. O ídolo dos Dragons de Nova Jersey Greg Downing, principal adversário de Myron na época da faculdade, desapareceu sem deixar rastros pouco antes das finais do campeonato nacional. Em meio ao glamour da NBA e a criminosos da pior espécie, o protagonista vai descobrir coisas sobre si mesmo que mudarão sua vida para sempre.



1822 - Laurentino Gomes
Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado. E, no entanto, deu certo... Houve uma notável combinação de sorte, improvisação, acasos e também de sabedoria das lideranças responsáveis pela condução dos destinos do novo país, naquele momento de grandes sonhos e muitos perigos.



Paixão Índia - Javier Moro
Era uma vez um rico marajá indiano que se apaixonou perdidamente por uma bailarina. Todas as noites, ela recebia joias, flores e palavras de amor. A bailarina cedeu... e começou a mais bela história de amor que se tem notícia. Anita Delgado ganhou um palácio e transformou-se em princesa da Índia. Paixão Índia é a prova de que um conto de fadas pode, sim, tornar-se realidade.



Sustentabilidade - O que é, O que não é - Leonardo Boff
Pesam sobre o Sistema Terra e o Sistema Vida, incluindo a espécie humana, graves ameaças vindas da atividade humana descuidada e irresponsável, a ponto de destruir o frágil equilíbrio do planeta. A consequencia mais perceptível é o aquecimento global. A sustentabilidade é a ação que procura devolver o equilíbrio à Terra e aos ecossistemas para que a Casa Comum possa continuar habitável e para que possamos salvar a vida humana e nossa civilização.



segunda-feira, 6 de maio de 2013

Biblioteca Aberta



“A função principal de qualquer biblioteca é ser fonte de conhecimento e de livros”, e pensando nisso, a pequena cidade de Lagoa dos Três Cantos/RS, tomou a iniciativa de abrir a Biblioteca Pública Municipal nos finais de semana. Ela esteve aberta no dia 04/05, das 14h às 17h. O objetivo dessa ação é de promover a leitura, incentivar a ida de seus munícipes à Biblioteca, visitar o Museu Municipal, além de ser uma excelente alternativa cultural para o sábado.
Pensando dessa forma, a Biblioteca coloca-se à disposição das pessoas que trabalham durante a semana, além dos demais munícipes, para que possam ir à biblioteca em horário diferenciado.
O público presente superou as expectativas, visitaram a Biblioteca durante à tarde, aproximadamente 30 pessoas. Foram retirados vários livros, DVDs e revistas. Além disso, as crianças presentes pintaram desenhos, que logo após foram expostos na parede. Elas também sugeriram um nome para o boneco que fazia parte da decoração e ganharam uma lembrancinha por isso.

A Biblioteca abrirá novamente no sábado dia 18/05.